sexta-feira, 8 de abril de 2016

Quando a dieta passa a rotina...

Quando se inicia um programa  de emagrecimento, pensa-se muitas vezes que esse vai ser apenas um período, até atingirmos o peso ideal, mas que, depois, acabamos por voltar à alimentação anterior.
Não é bem assim. Na verdade, quando uma pessoa começa a fazer um determinado tipo de alimentação saudável e equilibrada, com o objetivo de emagrecer, acaba por habituar-se e, com uma variação aqui outra ali, acaba por manter o mesmo tempo de alimentação o resto da vida. O que é bom. Muito bom! É assim que deve ser!
Sempre sugeri dietas pouco restritivas, precisamente para poderem ser mantidas durante muito tempo ou mesmo para sempre. Por isso não lhes costumo chamar "dietas" mas "planos de reeducação alimentar".
Portanto, o que pretendo transmitir hoje é que não devem ser feitas dietas malucas, restritivas, pois dificilmente as conseguem manter por muito tempo, acabando por voltar muito rapidamente aos erros alimentares do passado.
Não aconselho muito, dietas do tipo "Um mês sem pão"; "Cinco dias sem hidratos nem açúcares", "dieta da sopa", e muitas outras idênticas.
A menos que se trate de uma dieta pós-operatório, em que por vezes é necessário manter por alguns dias uma dieta líquida, eu não aconselho mesmo nada a que se retirem alimentos do cardápio.
Uma dieta bem sucedida deve poder passar a rotina alimentar.



Sem comentários:

Enviar um comentário